quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Os três tipos de amor.

Existem três palavras gregas para designar o amor: Eros, Philos e Ágape!

Eros é aquele sentimento entre duas pessoas. O amor que desafia, o amor entre dois estranhos.O amor aventureiro. O fogo por dentro!

Philos é o Amor sobre a forma de amizade. É aquilo que eu sinto por você e pelos outros. Quando a chama de Eros não consegue mais brilhar, é Philos que mantém os casais juntos. 

Ágape é o amor total, o amor que devora quem o experimenta. Quem conhece e experimenta Ágape, vê que nada mais neste mundo tem importância, apenas amar. Este foi o amor que Jesus sentiu pela humanidade, e foi tão grande que sacudiu as estrelas e mudou o curso da história do homem.
Durante os milênios da história da Civilização, muitas pessoas foram tomadas por este Amor Que Devora. Elas tinham tanto para dar – e o mundo exigia tão pouco – que foram obrigadas a buscar os desertos e lugares isolados, porque o Amor era tão grande que as transfigurava. Viraram os santos ermitões que hoje nós conhecemos.
Para mim e para você, que experimentamos outra forma de Ágape, esta vida aqui pode parecer dura, terrível. Entretanto, o Amor que Devora faz com que tudo perca a importância: estes homens vivem apenas para serem consumidos pelo seu Amor. Luther King certa vez disse que, quando Cristo falou de amar os inimigos, estava referindo-se à Ágape. Porque, segundo ele, era “impossível gostar de nossos inimigos, daqueles que nos fazem mal, e que tentam amesquinhar mais o nosso sofrido dia-a-dia.
Mas Ágape é muito mais que gostar. É um sentimento que invade tudo, que preenche todas as frestas, e faz com que qualquer tentativa de agressão se torne pó.
Existem duas formas de Ágape. Uma é o isolamento, a vida dedicada apenas à contemplação. A outra é exatamente o contrário: o contacto com os outros seres humanos, e o entusiasmo, o sentido sagrado do trabalho...

(Paulo Coelho)

-----------------------------------------------------------------

Portanto não é feio dizer "eu te amo" para tudo e todos que amamos, pois existem formas diferentes de amor. Esse papo de que a frase "eu te amo" foi banalizada não é verdade. Essa frase ganhou força, e as pessoas perderam o medo e a timidez de dizer isso. Antes muitos sofriam com o remorso de ter perdido alguém sem nunca ter dito que o amava. Hj isso mudou, o que é ótimo para as relações de todos os tipos. Vamos espalhar amor, e se um dia o amor acabar, não tem problema, afinal nesse mundo nada durará para sempre!

Nenhum comentário: